Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação Especial da Faculdade de Macapá é EAD, pensando no grande benefício de aprender com maior flexibilidade e autonomia. Durante os 8 semestres de duração, os estudantes realizam suas atividades em uma plataforma virtual, e podem contar com o apoio dos professores ou tutores a todo momento. Um dos maiores diferenciais da FAMA é a formação atualizada, que atende às mais recentes diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Todas as competências trabalhadas na grade curricular consideram situações reais do cotidiano escolar e visam ao desenvolvimento de um profissional altamente capacitado.

 

O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O educador que trabalha com a Educação Especial tem uma contribuição muito significativa para a sociedade, ajudando na inclusão e evolução de pessoas que apresentam determinadas necessidades. Além das dificuldades de aprendizagem, há aquelas com limitações físicas, visuais, auditivas, intelectuais e transtornos globais do desenvolvimento, por exemplo. Alunos que apresentam superdotação também necessitam de abordagens diferenciadas durante sua aprendizagem. Todos esses pontos são trabalhados pelo curso de Educação Especial. O acompanhamento de especialistas nessa área é essencial para a implementação de estratégias mais flexíveis e eficientes nas escolas. É preciso que considerem as necessidades individuais de cada aluno e consigam oferecer recursos para o seu progresso.

 

FORMATO DO CURSO
A Licenciatura é um tipo de graduação voltada para o universo educacional. Nesse sentido, o curso na modalidade 100% online abrange tanto a formação básica quanto atividades complementares que enriquecem a experiência do aluno e ampliam o seu nível de conhecimento sobre os temas estudados. Entre os principais tópicos estão:

● História da Educação Especial;
● Atendimento Educacional Especializado;
● Deficiências Intelectuais e Transtornos Globais do Desenvolvimento;
● Libras e Braille;
● Fundamentos da Educação Inclusiva.