Ciências humanas e sociais aplicadas
Ciências Econômicas - Bacharelado
Sobre o curso
O Curso de Ciências Econômicas da Faculdade Fama visa oferecer ao aluno uma formação em linha com as exigências atuais do mercado, com o objetivo de formar profissionais capazes de competir pelas melhores vagas do setor.
O bacharelado em ciências econômicas engloba 4 grupos principais de disciplinas:
Formação Geral: Tem o objetivo de proporcionar ao aluno uma base generalista, que irá permitir o aprofundamento em outras campos de conhecimento. Destacam-se as disciplinas de gestão, ética, matemática e contabilidade.
Formação Teórico-quantitativa: É o conjunto de disciplinas técnicas, que fornecerão ao futuro economista a capacidade de tomar decisões assertivas em diversos tipos de cenários, pautadas em dados quantitativos validados pelo mercado. Destacam-se as disciplinas de matemática financeira, mercado de capitais, macro e microeconomia.
Formação Histórica: Visa fornecer ao aluno um conhecimento relativo à história do Brasil e do mundo com enfoque no estudo de aspectos econômicos, abordando como as diferentes vertentes de pensamento econômico nortearam o desenvolvimento dos mercados ao longo da história.
Formação Teórico-prática: Tem a missão de fornecer ao aluno o conhecimento sobre técnicas de pesquisa em economia, além de englobar o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).
AULA DESTAQUE
Só a Faculdade Fama disponibiliza para os alunos matriculados nos cursos da área de Gestão uma nova forma de aprender por meio da experiência com profissionais conceituados.
A Aula Destaque é um encontro online com célebres profissionais que vão compartilhar sua trajetória e ensinamentos de seus campos de trabalho, como: Ricardo Amorim, Paulo Cunha, Marcelo Castelli e muitos outros.
Para quem se destina?
A graduação em ciências econômicas é indicada principalmente para aqueles que já se interessam ou tem vontade de aprender sobre o funcionamento do mercado financeiro atualmente.
O perfil mais comum ao estudante de economia mescla uma boa capacidade de raciocínio lógico, que permite ter desenvoltura na análise técnica de dados quantitativos, junto á uma boa análise crítica, que é desenvolvida através da pesquisa e estudo das mais variadas correntes do pensamento econômico.
Áreas de atuação
O economista tem um campo bem vasto de atuação, tanto na carreira executiva no setor privado, carreira pública, ou como empreendedor. Hoje existem 5 áreas de atuação principais:
Assessoria: Como assessor, o economista atua na precificação de produtos e serviços, baseado nos níveis ideais de produção, custos, e margem de lucro adequados para cada setor de atividade.
Projetos: Nessa área o profissional de ciências econômicas atua como auditor em avaliações econômico-financeiras, além de elaborar projetos de investimentos;
Pesquisa: O economista também pode seguir a carreira de pesquisador, tanto na área acadêmica, no setor privado, ou como consultor individual. Nesse campo, o profissional analisa a conjuntura econômica atual, considerando fatores como a inflação e seus impactos, renda, nível de desemprego, mercado de câmbio e projeções de crescimento.
Planejamento: Atuação no planejamento econômico, financeiro e administrativos dos mais variados tipos de organização, fazendo uso de práticas e instrumentos de política econômica que visam a o desenvolvimento socioeconômico.
Consultoria: Como consultor, o economista tem o objetivo de utilizar seus conhecimentos e ferramentas disponíveis para aumentar a rentabilidade do patrimônio privado, ou melhorar a prestação de serviços públicos e privados.