A FAMA oferece cursos nas mais diversas áreas de ensino, nas seguintes habilitações: bacharel, licenciatura e tecnólogo.







Serviço Social


O curso

O Curso de Serviço Social da Faculdade de Macapá iniciou em agosto de 2005, segue um principio de que a formação do assistente social no Brasil corresponde a uma necessidade histórica e que a formação profissional corresponde à formação acadêmica teórico, metodológica, política e que se inscreve numa realidade social.

O projeto de formação profissional tem a questão social como pressuposto, assumido como argumentação central de que o significado sócio-historico, ideológico e político do serviço social está inscrito no conjunto das práticas sociais que são acionadas pelas classes e mediadas pelo Estado, em face das seqüelas da questão social.

No projeto de formação há um tratamento rigoroso da questão social, considerando a particularidade nacional, regional e local, pressupõe o conhecimento e domínio de teorias no campo das ciências sociais.

O projeto de formação atende as novas exigências da formação dos assistentes sociais, proposta pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ¿ ABEPSS, que têm por determinação traços da conjuntura brasileira, pondo novos desafios as atividades profissionais e o próprio desenvolvimento histórico profissional, requerendo revisão sempre que for necessário na estrutura curricular do projeto de formação.



Perfil do egresso

O egresso do curso tem uma formação do profissional que garante o desenvolvimento de atitudes e qualificações que são identificadas a seguir: dotado de formação intelectual e cultural generalista e crítica, com capacidade investigativa da realidade social; um profissional formulador e implementador de propostas de enfrentamento das expressões das questões sociais, através da capacitação para a gestão dos serviços sociais, que permita atuar em assessoria gerencial, nas esferas públicas e privadas; capaz de uma inserção criativa e propositiva nas políticas sociais públicas, empresariais, de organização da sociedade civil e no mercado de trabalho, com o objetivo de enfrentar as demandas cotidianas formulando uma análise crítica sobre a situação social do país; comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética Profissional do Assistente Social, pela capacitação no exercício da vivência da cidadania e dos direitos sociais; realizar pesquisas sistemáticas sobre a realidade e o próprio serviço social, contribuindo para subsidiar ações profissionais e outros processos interventivos e para o avanço da produção do conhecimento no campo da profissão; integrar equipes multidisciplinares de atuação nos diversos campos da atuação profissional: saúde, habitação, comunidade, trabalho, educação, assistência social.



Objetivo

O Curso de Serviço Social tem como objetivo promover a formação do bacharel em serviço social, ajustando as características do mercado regional, para atuar como assistente social nos programas e projetos da área social, na assessoria e consultoria de órgãos públicos e privados. A formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórica - operativo e ético - política como condição imprescindível para o exercício profissional.



Diferenciais do curso

Formar assistentes sociais para enfrentar os reversos do mercado de trabalho, com capacidade de reflexão e de construção de sua própria humanização.



Autorização/Reconhecimento

Portaria de Autorização Nº 1.400 de 28 de Abril de 2005, dispõe da autorização de funcionamento do curso.



Mercado de trabalho

O mercado de trabalho da/o Assistente Social é bastante diversificado, sendo requisitadas para atuar em órgãos públicos (municipal, estadual e federal), em empresas, organizações não governamentais (ONGs) e filantrópicas, com consultorias em atividades autônomas.



Coordenadora

Sônia Sacramento

Especialista em Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela Universidade federal do Pará, especialista em docência do ensino superior pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá, Assistente Social formada pela Universidade Federal do Pará, com exercício profissional na política de assistência social, criança e adolescente, trabalho, planejamento e gestão e docência do ensino médio e superior.



Valor de Investimento

Valor Normal: R$ 559,65
Valor com Desconto até o dia 05 de cada mês: R$ 503,69
Duração: 8 semestre
Portaria MEC n° 1400/2005


Grupo IUNI - Defina como página inicial - Adicione a favoritos - Recomende este site - Mapa do site

Faculdade de Macapá © 2004-2010 - Rod. Duque de Caxias, Km 05, Cabralzinho – Macapá-AP CEP: 68.906720
                                                                Fone: (96) 2101.0400 - Todos os Direitos Reservados.